top of page

Paula Caetano Zama 

Bióloga com graduação em Ciências Biológicas pela PUC-MG (2002), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo Museu Nacional - UFRJ (2005) e doutora em Zoologia pela UFMG (2017). Vem trabalhando com filogenia e taxonomia de Xylocopa, sob orientação do prof. Fernando A. Silveira. Foi bolsista do programa Ciências sem Fronteiras - CNPq, com um ano de doutorado sanduíche no American Museum of Natural History, EUA. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em zoologia de invertebrados, taxonomia e sistemática.

 

Currículo Lattes

Relações filogenéticas entre os subgêneros de Xylocopa Latreille, 1802 que constituem o clado do Novo Mundo e revisão das espécies de X. (Stenoxylocopa) Hurd & Moure,  1960 (Hymenoptera, Apidae, Xylocopinae).

Xylocopini é um táxon formado por cerca de 500 abelhas com ampla distribuição geográfica e sua classificação mais atual sugere um gênero, Xylocopa, com 33 subgêneros. Estudos filogenéticos sobre o grupo sugerem dois grandes grupos monofiléticos, um do Novo e outro do Velho Mundo. Porém, nenhum desses estudos incluiu todos os subgêneros e conseguiu esclarecer as relações entre eles dentro dos clados sugeridos. Dentre os subgêneros de Xylocopa, Stenoxylocopa ainda é um grupo pouco estudado, coletado e representado nas coleções, apesar de sua ampla distribuição no Novo Mundo e da evidência da existência de novas espécies. A tese em andamento pretende reanalizar a filogenia dos subgêneros de Xylocopa que constituem o clado do Novo Mundo e realizar a revisão taxonômica e analise filogenética das espécies do subgênero Stenoxylocopa.

Xylocopa virginica

(Foto: Paula Caetano Zama)

bottom of page