top of page

Identificação de insetos para terceiros

 

A identificação de exemplares de insetos para pesquisadores externos ao nosso laboratório é um serviço prestado voluntariamente às comunidades acadêmicas nacional e internacional, como uma contribuição nossa ao avanço do conhecimento sobre os grupos de insetos que nós estudamos. Contudo, a prestação deste serviço é feita segundo as condições abaixo:

 

1) O laboratório não conta com pessoal contratado especificamente para a execução desta tarefa e, portanto, a identificação de insetos para a comunidade externa é feita na medida em que não interfira na execução dos nossos projetos de pesquisa.

 

2) Portanto, só remeta material para identificação, após acerto prévio, por e-mail, com os responsáveis pelo laboratório.

 

3) As partidas de insetos devem ser enviadas com antecedência compatível com o número de exemplares a serem identificados. Não deixe para entrar em contato conosco, e remeter seus exemplares, quando você já estiver no período de redação de relatórios, dissertações, teses etc. Isto é especialmente importante quando o seu projeto previr a captura de grandes números de insetos. Nestes casos, entre em contato conosco quando estiver elaborando seu projeto de pesquisa, antes, portanto, do início da coleta de dados.

 

4) Os interessados na identificação serão responsáveis por fazerem os exemplares chegarem até nós. Eles poderão ser entregues em mãos ou enviados pelo correio (em caso de dúvidas, entre em contato prévio conosco sobre como embalar os espécimes para envio).

 

5) Só identificaremos exemplares em boas condições de conservação, convenientemente montados segundo as técnicas usuais em entomologia. Caso você tenha dúvidas sobre como preparar os insetos para identificação, faça contato prévio conosco ou busque apoio de pessoal qualificado.

 

6) O material deverá estar adequadamente documentado, com etiquetas contendo informações sobre: a) localidade de coleta (país, estado, município e, quando disponível, local específico, como fazenda, parque etc, e, sempre que possível, coordenadas geográficas); b) data de coleta;  e c) nome do coletor.

 

7) O material deverá ser acompanhado de cópia da licenças de coleta emitidas pelo SISBIO e, quando for o caso, autoridades responsáveis por unidades de conservação onde o material tiver sido capturado.

 

8) O serviço de identificação de insetos será prestado gratuitamente à comunidade acadêmica (mas veja item 10, abaixo).

 

9) A identificação de exemplares para empresas de consultoria será cobrada (arranjos poderão ser feitos para que o pagamento seja feito na forma de material ou mobiliário para as Coleções Taxonômicas da UFMG). Preferencialmente, procure-nos antes de submeter sua proposta de trabalho aos empreendedores, para que os custos de nosso serviço sejam incluídos nela.

 

10) A remessa de material será feita com o entendimento de que nós nos reservamos o direito de reter exemplares para as Coleções Taxonômicas da UFMG. Em nosso acervo eles serão empregados como material de referência para auxílio a futuras identificações e estarão à disposição da comunidade científica para estudos taxonômicos e biogeográficos. Caso os responsáveis pelos exemplares a serem identificados não concordem em doar material, deverão entrar em contato prévio com o responsável pelo laboratório e, neste caso, poderá ser solicitado o pagamento dos serviços a serem prestados.

bottom of page