top of page

O Laboratório de Sistemática de Insetos da UFMG iniciou suas atividades em junho de 1996, como 'Laboratório de Sistemática e Ecologia de Abelhas', sob responsabilidade do Prof. Fernando A. Silveira. Com a chegada da Profa. Lica Haseyama, em março de 2016, e a adesão do Prof. Angelo Machado (emérito do Departamento de Zoologia da UFMG), o escopo do laboratório foi ampliado e seu nome modificado para o atual. 

Nosso objetivo é produzir novos conhecimentos sobre os insetos em geral e, particularmente, sobre os grupos neotropicais de abelhas, moscas, coleópteros e libélulas. Este conhecimento tem sido buscado a partir de enfoques faunísticos, ecológicos, biológicos mas, principalmente, filogenético e taxonômico. Além disto, temos buscado, também, a aplicação deste conhecimento à conservação e manejo. Atualmente, nosso foco tem se concentrado na elucidação das relações filogenéticas de táxons supraespecíficos, como base para o entendimento de sua evolução morfológica, molecular e biogeográfica, bem como para sua classificação.

Os projetos de pesquisa do laboratório têm contado com o apoio de diferentes agências financiadoras (principalmente FAPEMIG, CAPES e CNPq). Temos trabalhado em estreita colaboração com o Laboratório de Biodiversidade e Evolução Molecular, do Departamento de Biologia Geral da UFMG, nos procedimentos moleculares e com o Laboratório de Biodiversidade e Biogeografia de Diptera, da UFPR, nos estudos das moscas. Nossas atividades têm contado com a intensa participação de estagiários de iniciação científica e aperfeiçoamento (voluntários e bolsistas), além de estudantes de pós-graduação do Programa de Pós-Graduação em Zoologia da UFMG.

 

 

bottom of page