top of page

Dr. Ângelo Barbosa Monteiro Machado (in memoriam)

 

   Formou-se em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1958), e na mesma universidade obteve o título de doutor em medicina com ênfase em anatomia (1963). Fez pós-doutorado na Northwestern University, Chicago (1967). Foi professor do Departamento de Morfologia da UFMG, onde fundou o Laboratório de Neurobiologia. Na mesma Universidade fundou o Centro de Microscopia Eletrônica. Dedicou-se por anos ao estudo da Neuroanatomia e publicou o livro Neuroanatomia Funcional, referência nessa área do conhecimento. Foi diretor-presidente da Fundação Biodiversitas e presidente da Conservação Internacional do Brasil, período no qual publicou o Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. Realizou um segundo concurso público e tornou-se professor do Departamento de Zoologia da UFMG, e posteriormente recebeu o título de Professor Emérito pela mesma universidade. Em 2016 recebeu o título de biólogo honorário pelo Conselho Federal de Biologia (CFBio) em reconhecimento às suas contribuições ao curso de Ciências Biológicas e da profissão biólogo.

   Ângelo Machado dedicou 65 anos de sua vida ao estudo taxonômico de libélulas (Odonata) e formou a maior coleção de libélulas da América do Sul, que abriga mais de 35 mil exemplares. Escreveu 115 artigos científicos sobre neurobiologia e entomologia, e como escritor publicou 37 livros de literatura infanto-juvenil e três para adultos. Como dramaturgo escreveu seis peças infantis encenadas, quatro delas publicadas, além de duas comédias para adultos.

 

Curriculo lattes

Confira abaixo a matéria publicada na Revista da Sociedade Brasileira de Zoologia, Ano XLII, número 132, Curitiba, março-abril -2020, ISSN 1808-0812, páginas 7-20.

A Zoologia brasileira se despede do Professor Ângelo Barbosa Monteiro Machado (1934–2020).

bottom of page